Países Desenvolvidos e Países em Desenvolvimento

PAÍSES DESENVOLVIDOS
 
Quando nos referimos a países desenvolvidos falamos sobre países que conseguiram um alto índice de industrialização, e que desfrutam de um alto padrão de vida, possível graças à riqueza e à tecnologia, esta tem um papel fundamental no nível de desenvolvimento de determinado país.
Os países desenvolvidos são diferentes dos subdesenvolvidos por que: seus habitantes possuem uma melhor qualidade de vida; utilizam seus recursos de tal forma que sejam suficientes para atender às necessidades do país; a qualidade dos seus produtos manufaturados é elevada; têm ordem econômica; os serviços são bem distribuídos no país e entre as pessoas e, acima de tudo, a população trabalha de forma totalmente eficaz.
O desenvolvimento é classificado como um processo de uma sucessão de mudanças que alteram o ritmo e a estrutura de um determinado sistema, tornando seus potenciais mais ágeis. Os países desenvolvidos têm um crescimento da renda per capita que vai acompanhado de transformações no funcionamento do sistema econômico e, ao mesmo tempo, são observadas mudanças sociais, políticas e culturais que modificam amplamente a estrutura social deste ou daquele país.
Até pouco tempo, o desenvolvimento estava vinculado somente ao crescimento econômico em termos de aumento do PIB (produto Interno Bruto) de um país, que, aliás, nos países desenvolvidos ultrapassa os 10.000 dólares/ano. Portanto supunha-se que todo o esforço deveria ser feito neste sentido. Verificou-se, porém, que a relação entre o aumento do PIB e a melhoria da qualidade de vida das pessoas não era verdadeiro em muitos casos. É preciso levar em conta a distribuição das riquezas.
Existem outras formas de constatar se um país é ou não desenvolvido, são elas: maior bem-estar material; melhor nível educacional; maior igualdade de oportunidades; melhores níveis de alimentação; maior resistência às doenças; elevado nível de consumo por boa parte da população; maior desenvolvimento físico e mental e maior tempo para o ócio.
Os países mais desenvolvidos são principalmente grande parte dos países europeus, Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
 Resultado de imagem para país desenvolvidos

PAÍSES DESENVOLVIDOS

Um país é considerado desenvolvido quando reúne uma série de condições que resultam em indicadores positivos para a população.

Características
ü     Elevado rendimento per capita da população
ü     Elevado e amplo nível de educação da população
ü     Taxas de crescimento altas
ü     Níveis muito baixos de mortalidade
ü     Oferta de emprego nos setores da indústria
ü     Produção para abastecimento interno e exportação
ü     Elevado nível de urbanização
ü     Equidade dos níveis de saúde
ü     Baixa diferença de rendimentos entre mais ricos e pobres

Resultado de imagem para país desenvolvidos

Índice de Desenvolvimento Humano
O principal instrumento para definir se um país é desenvolvido ou não é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esse índice é levantado pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1990, em 188 países.
O IDH é avaliado pela média de três indicativos de desenvolvimento humano alcançado por um país:


ü     Vida: longa e saudável. É medida pela esperança de vida ao nascer.
ü     Escolaridade: é medida pela taxa de alfabetização dos adultos e das crianças em ensino fundamental. Pela média, dois terços dos adultos devem ser alfabetizados e um terço das crianças deve estar na escola.
ü     Padrão de vida: é medido pela combinação do PIB (Produto Interno Bruto) per capita com o PCC (Paridade do Poder de Compra). Ambos são avaliados em dólares norte-americanos.
ü     O órgão da ONU que avalia o IDH é o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Para avaliar o IDH, o PNUD considera quatro faixas de desenvolvimento que são:
ü     Desenvolvimento humano muito alto
ü     Desenvolvimento humano alto
ü     Desenvolvimento humano médio
ü     Desenvolvimento humano baixo

Lista dos Dez Países mais Desenvolvidos
Os dez países mais desenvolvidos do mundo até 2015, pelos critérios do PNUD são:

Posição
Países
IDH
1
0,944
2
0,935
3
0,930
4
0,923
5
0,922
6
0,916
6
0,916
8
0,915
9
0,913
9
0,913


PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO 


conceito de subdesenvolvimento foi divulgado durante a década de 1960, graças aos meios de comunicação em massa que citavam como problema a fome no terceiro mundo, as guerras, as ditaduras, etc. Nesta época o subdesenvolvimento era compreendido como uma consequência do baixo consumo.
A seguir, uma relação de características (que usualmente são explicações e desculpas do porquê de um país estar subdesenvolvido) de tais países: Em primeiro lugar, seus habitantes apenas dispõem do necessário. O conceito de necessário se amplia na sociedade capitalista de consumo de massas. É a velha teoria que vincula o desenvolvimento e o consumo com o crescimento econômico. É um conceito relativo que se amplia com o desenvolvimento econômico.
Outra característica é a sub-produção do tipo capitalista. Os recursos não são aproveitados. Segundo esta afirmação, só é possível produzir em fábricas da forma capitalista, consumindo os recursos de maneira predadora. Mas o conceito de recurso é algo que muda com a tecnologia, e as possibilidades que uma determinada sociedade tem de utilizá-lo.
Outra característica de país subdesenvolvido é seu alto crescimento demográfico, devido a causas endógenas. Existe a crença de que altas taxas de crescimento da população impedem o desenvolvimento econômico. Isto, que pode ser verdadeiro em escala familiar a curto prazo, não o é em escala nacional, visto que uma grande população garante a mão de obra abundante e barata que, além de tudo, é consumidora. Se a população é majoritariamente dependente é em razão da falta de investimentos e não graças ao elevado índice de povoamento.
Outra característica dos países subdesenvolvidos é a dependência econômica dos países desenvolvidos, em uma nova espécie de colonialismo, segundo o qual o investimento industrial e os canais de comercialização dos produtos estão nas mãos dos países ricos. O baixo índice de investimento implica em pouca industrialização, que depende do exterior, e que, em última análise, leva embora os benefícios do capital.
De qualquer maneira, o que caracteriza um país subdesenvolvido são as seguintes situações: falta de alimentos, déficit social, elevado percentual de agricultores, recursos não explorados, analfabetismo, falta de classe média consumista, incompetência industrial, hipertrofia do setor terciário, PIB baixo, desemprego, trabalho infantil, subordinação econômica e desigualdade social.
Vale lembrar que estas características dos países subdesenvolvidos são os efeitos que uma economia subdesenvolvida produz em uma população, não suas causas. É o fruto da desigualdade intrínseca que o sistema capitalista introduz que tende a acumular capital em alguns países em detrimento de outros.

PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

Imagem relacionada

A classificação de país em desenvolvimento considera as nações com elevados níveis de pobreza e baixo IDH.
Até o início dos anos 90, era usada com frequência a expressão "país subdesenvolvido". Essa definição caiu em desuso e o termo "em desenvolvimento" passou a ser aplicado. A mudança ocorreu porque há países que conseguiram elevar o IDH.

O Brasil é considerado um país em desenvolvimento. O País ocupa a 75.ª posição no ranking do PNUD, com IDH de 0,755, ficando atrás da Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela na América do Sul.

Posição
Países
IDH
40
0,836
42
0,832
52
0,793
71
0,762
74
0,756
75
0,755

Características
ü     Baixo rendimento médio da população
ü     Baixa expectativa de vida
ü     Elevados níveis de mortalidade materno-infantil
ü     Modelo agrário é prioritário
ü     Exportação de matérias-primas e não de bens processados
ü     Baixos níveis educacionais
ü     Baixos níveis de saúde
ü     Elevadas taxas de desemprego
ü     Em geral, ex-colônias europeias
ü     Problemas na estrutura social, econômica e política
ü     Elevadas dívidas internas e externas
ü     Vivem ou viveram ditaduras militares

Resultado de imagem para paises subdesenvolvidos

Países em Desenvolvimento com Piores IDHs
Os dez países com os piores IDHs, segundo o PNUD, são:

Posição
Países
IDH
178
0,420
179
0,419
180
0,416
181
0,413
182
0,411
183
0,402
184
0,400
185
0,392
186
0,391
187
0,350
188
0,348



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem