Localizar-se e orientar-se no espaço sempre foi uma necessidade do ser humano, no principio o homem buscava alimentos e abrigos, à medida que o homem evoluía surgia novas necessidades, traçar rotas comerciais, planejar manobras em campos de batalha, estabelecer lugar para plantio, encontrar recursos no subsolo, traçar rotas marítimas, escolher melhor lugar para moradia, criar pontos estratégicos para construção de fabricas e etc...
Tudo isso resultou a necessidade de desenvolver conhecimentos científicos, artísticos e técnicos ao longo do tempo, para isso vários recursos de noções espaciais foram criados para auxiliar o homem a situar-se em seu meio, como: mapas, coordenadas geográficas, rosa dos ventos, astrolábio, bússola e GPS.entres tantos outros.
MAPA
Mapa é uma representação gráfica visual de varias regiões. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação. Os mapas também são uma expressão da necessidade humana de conhecer e representar o seu espaço.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Todas as informações citadas acima referem-se a regiões um tanto quanto restritas. O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginárias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes. São linhas imaginárias traçadas na superfície do planeta:
PARALELOS - Linhas imaginárias traçadas na horizontal, que circulam o globo. Vão de 0º a 90°, tanto para o norte quanto para o sul. O paralelo 0° corresponde a LINHA DO EQUADOR, aquela linha que divide a Terra ao meio na horizontal, lembra?
Latitude. É a distancia em graus de um ponto qualquer na superfície à Linha do Equador.
MERIDIANOS - São semicírculos imaginários traçados na vertical. Diferente dos paralelos os meridianos vão de 0 a 180° do Leste e do Oeste (15°L, 60°O, 60°L, ...). O meridiano 0° é representado pelo MERIDIANO DE GREENWICH, o meridiano de referência para os fusos horários.
Longitude- É à distância em graus de qualquer ponto da superfície ao Meridiano de Greenwich.
Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre. A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e longitude.
ROSA DOS VENTOS
A Rosa dos Ventos é um instrumento de orientação baseado nas quatro direções fundamentais e suas intermediárias, conhecido como pontos Cardeais, Colaterais e Intermédios que serve de referência para localização absoluta.
A Rosa dos Ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão. Cada quadrante da Rosa dos Ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º:
ASTROLÁBIO
O astrolábio é um antigo instrumento astronômico, hoje em dia obsoleto, que teve muita importância na astronomia, principalmente na astronomia náutica, quando os astros visíveis no céu constituíam o principal referencial dos primeiros grandes navegadores.BÚSSOLA
É o instrumento mais utilizado esse corresponde a um objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma rosa-dos-ventos.A bússola é instalada em aviões, navios e carros e motos de competição de rally, isso para manter as pessoas em sua devida direção pretendida.
Apesar da importância da bússola até os dias de hoje, existem aparelhos de orientação mais eficientes, geralmente orientados por sinais de radar ou satélites, devido a isso conseguem emitir informações de qualquer ponto da Terra, tais como altitude, distâncias, localização entre outras.
GPS
GPS (Global Positioning System = Sistema de Posicionamento Global) É um equipamento que fornece o posicionamento de qualquer ponto na Terra, informando a latitude, longitude e altitude. Isso ocorre, pois vários satélites enviam sinais do posicionamento onde o GPS se encontra.