Capitalismo

CAPITALISMO

A origem do capitalismo pode ser encontrada no processo de desintegração do chamado feudalismo no período histórico da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, na transformação dos camponeses em trabalhadores assalariados.
Capitalismo é um sistema econômico e uma ideologia baseada na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem a propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos. Em uma economia de mercado capitalista, a tomada de decisão e o investimento são determinados pelos proprietários dos fatores de produção nos mercados financeiros e de capitais, enquanto os preços e a distribuição de bens são principalmente determinados pela concorrência no mercado.



1ª FASE: O CAPITALISMO COMERCIAL OU MERCANTIL foi empregado nas colônias da América, África e Ásia, donde a metrópole buscava riquezas e produtos nas novas terras, intensificando cada vez mais as relações comerciais.
As principais características do Capitalismo Comercial ou Mercantil
·         Surgimento da moeda como valor de troca
·         Produção de manufaturas
·         Divisão Internacional do Trabalho
·         Mercantilismo como sistema econômico
·         Balança comercial favorável (superavit)
·         Protecionismo (taxas alfandegárias)
·         Metalismo (acúmulo de metais preciosos)               

A Idade Média foi um longo período que durou do século V ao XV na Europa. Nesse período o capitalismo ainda não existia, sendo o sistema feudal o regulador das relações sociais, culturais, econômicas e políticas do período.
Chamado também de mercantilismo, vigorou dos séculos XV ao XVIII. Seu intuito principal estava no acúmulo de capital, exploração de terras e comercialização de bens, sempre com o intuito de enriquecimento.
Baseada na posse da terra, o feudalismo apresentava dois grandes grupos sociais: os senhores feudais donos das terras que obtinham poderes absolutos sobre elas, e os servos, os indivíduos que trabalhavam nos feudos.


2ª FASE: O CAPITALISMO INDUSTRIAL OU INDUSTRIALISMO corresponde à segunda fase do capitalismo que surge com a Revolução Industrial no século XVIII e se consolida com a Segunda Revolução Industrial em meados do século XIX e início do XX.
As principais características do Capitalismo Industrial são:
·         Industrialização e desenvolvimento dos transportes
·         Nova forma de divisão social do trabalho
·         Trabalho assalariado
·         Liberalismo e livre-concorrência
·         Intensificação das relações comerciais internacionais
·         Crescimento urbano e o desenvolvimento tecnológico
·         Transformação das manufaturas em produtos industrializados
·         Produção em larga escala
·         Aumento da produção de mercadorias e diminuição dos preços
·         Imperialismo e Globalização
·         Surgimento da classe operária (proletariado) e dos sindicatos

O capitalismo industrial surge com o novo panorama determinado pelo processo de industrialização. Assim, as máquinas começam a substituir o trabalho manual, e de um pré-capitalismo esse sistema econômico atinge outra configuração a partir de novas técnicas de produção de mercadorias.
A maior característica dessa primeira fase do capitalismo para atingir o lucro foi o comércio de manufaturas, enquanto no industrialismo o comércio era realizado através da produção de mercadorias industrializadas em larga escala.


3ª FASE: O CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA corresponde à terceira fase do sistema econômico capitalista que surge em meados do século XX, com a Terceira Revolução Industrial e está presente até os dias atuais. Recebe esse nome posto que os bancos e outras instituições, ligados ao sistema financeiro, são os principais agentes desse período.
As principais características do Capitalismo financeiro são:
·         Criação de Bancos (linhas de crédito)
·         Características do Capitalismo Financeiro
·         Controle da economia pelos bancos e grandes corporações
·         Surgimento de empresas globais: transnacionais ou multinacionais
·         Aumento da concorrência internacional
·         Monopólio, oligopólio e crescimento econômico.
·         Especulação e expansão do mercado financeiro
·         Produtos financeiros (ações, moedas, empréstimos, financiamentos, etc.)
·         Bolsa de Valores (negociação de capitais, ações e títulos financeiros)
·         Ampliação do mercado internacional e mundialização da economia
·         Expansão da Globalização e do Imperialismo
·         Avanços tecnológicos (era das tecnologias da informação) e científicos
·         Revolução da comunicação e dos transportes

Assim, de produtos industriais, os interesses agora são voltados para os produtos financeiros donde a especulação do mercado em busca de lucro está pautada nas ações de empresas, juros, financiamentos, empréstimos, investimentos, dentre outras formas de crédito, as quais são transformadas em mercadorias.
De tal modo, as indústrias e os bancos fundem o capital que passa a ser gerido por instituições financeiras, sejam os bancos, as corretoras de valores ou as empresas multinacionais. Esse novo panorama foi intensificado pelo processo de monopolização dessas instituições, as quais concentram cada vez mais o capital, aumentando assim a concorrência.


4ª FASE: CAPITALISMO INFORMACIONALCOGNITIVO OU DO CONHECIMENTO  corresponde à quarta fase de desenvolvimento do capitalismo.
O capitalismo informacional corresponde ao período econômico e social em que estamos vivendo. É marcado pelo avanço da Globalização, dos computadores, dos telefones digitais, da robótica e da internet.

As principais características do Capitalismo Informacional são:
·         Terceira Revolução Industrial (Revolução Técnico-científica)
·         Desenvolvimento acelerado do capitalismo financeiro
·         Especialização e qualificação da mão-de-obra
·         Otimização dos processos produtivos
·         Aumento da produtividade econômica
·         Tecnologias de informação
·         Sociedade da informação
·         Inovações e revolução tecnológica
·         Desenvolvimento de softwares e aplicativos
·         Valorização da criatividade e da mão-de-obra jovem
·         Acúmulo de riqueza por meio do conhecimento
·         Avanço da globalização
·         Aumento das transações comerciais via internet

Recebe esse nome, pois está intimamente relacionado com a Sociedade da Informação ou Era da Informação.
Suas principais características englobam a expansão e o desenvolvimento das tecnologias de informação (TI); aceleração e aumento dos fluxos de capitais, mercadorias, informações, pessoas; e ainda, a difusão do conhecimento.

1 Comentários

  1. eu sou serenity autumn, atualmente morando em texas city, eua. Sou viúva no momento, tenho quatro filhos e estava em uma situação financeira presa em maio de 2019 e precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei buscar empréstimos em várias firmas de empréstimos, tanto privadas quanto corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito. mas, como Deus queria, fui apresentada a uma mulher de Deus, um credor privado que me deu um empréstimo de US $ 850.000,00 e hoje sou dono de uma empresa e meus filhos estão bem no momento, se você precisar entrar em contato com qualquer empresa com referência para obter um empréstimo sem garantia, sem verificação de crédito, sem co-signatário com apenas 2 taxas de juros e melhores planos e cronograma de reembolso, entre em contato com o Sr. Pedro no e-mail pedroloanss@gmail.com ele não sabe que estou fazendo isso, mas eu Estou muito feliz agora e decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem