Mais do que levar as crianças para a escola, acompanhar o desempenho nas provas e cobrar tarefas, os pais devem saber que é fundamental saber fazer com que elas entendam o porquê de estudar e o que elas aprendem na sala de aula e pode ser aplicado fora dela.
Por esse motivo reuni essas informações que bastante valiosas e com muito carinho para que os senhores pais ou responsáveis possam perceber o porquê é importante estudar geografia.
Aprender, o que quer que seja - História, Matemática, Biologia, Língua Portuguesa nos torna pessoas melhores. Mas aqui vai a dica de Geografia!
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Saber situar-se em um determinado local é essencial para qualquer ser humano, conhecer onde moramos, onde estudamos, onde trabalhamos, como chegar à esquina, como chegar ao mercado, são coisas cotidianas.
Na Geografia aprendemos o quão é importante são esses conhecimentos e aprofundamos mais nossas noções para: escala de fusos horários, coordenadas geográficas, azimute, localização através do relevo, áreas urbanas, áreas rurais, vegetações.
Os estudantes desenvolverão essas habilidades para aprender a se orientar e localizar no espaço onde vivem.
Na Geografia aprendemos o quão é importante são esses conhecimentos e aprofundamos mais nossas noções para: escala de fusos horários, coordenadas geográficas, azimute, localização através do relevo, áreas urbanas, áreas rurais, vegetações.
Os estudantes desenvolverão essas habilidades para aprender a se orientar e localizar no espaço onde vivem.
As aulas de Geografia falam cada vez mais sobre a realidade dos próprios estudantes. A intenção é que eles sejam capazes de visualizar alguns conteúdos geográficos na vida cotidiana: o que é uma paisagem, um bairro, um centro urbano, um sistema de transporte, um cultivo de arroz ou de café, um tipo de relevo transformado pela ocupação humana, atividades econômicas e comerciais, de onde e como vem à água que abastece a própria casa...
Com esse conhecimento, é possível, por exemplo, refletir sobre os impactos negativos e positivos que causamos no meio ambiente; exigir melhorias dos governos; participar ativamente de ações para melhorar o próprio bairro ou até mesmo em casa...
"A escola tenta formar cidadãos para viver em sociedade e esse estudante precisa ser crítico quanto ao espaço em que vive, o mundo precisa de pessoas que transformam o espaço onde vivem de maneira coerente e responsável.”
Com esse conhecimento, é possível, por exemplo, refletir sobre os impactos negativos e positivos que causamos no meio ambiente; exigir melhorias dos governos; participar ativamente de ações para melhorar o próprio bairro ou até mesmo em casa...
"A escola tenta formar cidadãos para viver em sociedade e esse estudante precisa ser crítico quanto ao espaço em que vive, o mundo precisa de pessoas que transformam o espaço onde vivem de maneira coerente e responsável.”
Indústrias, cidades, agricultura, rios, solos, climas, populações, relevo, animais, vegetação: todos esses elementos, além de outros, constituem o espaço geográfico, isto é, o meio ou a realidade material em que a humanidade vive e do qual depende e faz parte integrante.
Tudo no espaço terrestre depende da ação humana e a maior preocupação da geografia é o espaço da sociedade humana e suas modificações, o ser humano é capaz de consumir tudo aquilo que é natural para o bem próprio é modificar o espaço visando bens materiais.
Precisamos de cidadãos conscientes para viver em harmonia com espaço geográfico afinal eles serão os agentes transformadores desse espaço em que vivemos.
Tudo no espaço terrestre depende da ação humana e a maior preocupação da geografia é o espaço da sociedade humana e suas modificações, o ser humano é capaz de consumir tudo aquilo que é natural para o bem próprio é modificar o espaço visando bens materiais.
Precisamos de cidadãos conscientes para viver em harmonia com espaço geográfico afinal eles serão os agentes transformadores desse espaço em que vivemos.
A geografia também ajuda os estudantes a ter contato com a realidade de regiões diferentes no próprio país e no resto do mundo. Isso é importante em tempos de globalização, em que tudo está cada vez mais interdependente.
Mesmo assim, é importante trazer os temas para o contexto vivido pelo próprio estudante. Se o professor falar, por exemplo, de crise americana, vale a pena discutir a demissão de algum conhecido do bairro. Se for falar de usinas de energia elétrica instaladas pelo mundo, dá para usar exemplos de seu uso em uma casa. Um assunto como migração na Europa não está desconectado da realidade de muitos estudantes, que vêm muitas vezes de famílias de migrantes.
Mesmo assim, é importante trazer os temas para o contexto vivido pelo próprio estudante. Se o professor falar, por exemplo, de crise americana, vale a pena discutir a demissão de algum conhecido do bairro. Se for falar de usinas de energia elétrica instaladas pelo mundo, dá para usar exemplos de seu uso em uma casa. Um assunto como migração na Europa não está desconectado da realidade de muitos estudantes, que vêm muitas vezes de famílias de migrantes.
Fatos recentes, que saem nas notícias, também devem ser debatidos em sala de aula. Eles podem ajudar, inclusive, a explicar assuntos tidos como complexos e monótonos para as crianças e jovens.
O recente terremoto no Japão, por exemplo, com todas as suas repercussões - tsunami, destruição de áreas residenciais e industriais, contaminação radiativa devido ao acidente na usina nuclear de Fukushima - é diretamente relacionado com a movimentação das placas tectônicas. Os deslizamentos e alagamentos que vemos no período das chuvas, quando debatidos em sala de aula motivam o aprendizado sobre relevo e ocupação humana.
O fundamental é que esse tipo de atividade estimula o estudante a selecionar ou filtrar as informações divulgadas pela mídia e, principalmente, a manipular, interligar e relacionar esses conteúdos com nossos desafios e problemas.
O recente terremoto no Japão, por exemplo, com todas as suas repercussões - tsunami, destruição de áreas residenciais e industriais, contaminação radiativa devido ao acidente na usina nuclear de Fukushima - é diretamente relacionado com a movimentação das placas tectônicas. Os deslizamentos e alagamentos que vemos no período das chuvas, quando debatidos em sala de aula motivam o aprendizado sobre relevo e ocupação humana.
O fundamental é que esse tipo de atividade estimula o estudante a selecionar ou filtrar as informações divulgadas pela mídia e, principalmente, a manipular, interligar e relacionar esses conteúdos com nossos desafios e problemas.
A Geografia é uma disciplina que estimula a análise, a reflexão. Jamais a decoreba. O problema é que, durante anos, as escolas brasileiras basearam suas aulas em siglas, nomes e números. E essa tradição é difícil de ser rompida, pois exige uma safra bem formada de professores.
"É inacreditável que, em pelo século 21, a Geografia continue a ser entendida como uma matéria de decoreba, e que professores não sintam vergonha de cobrar dos estudantes, nomes de capitais e coisas do tipo", diz o geógrafo e pedagogo Luca Rischbieter.”
No lugar de memorizar os nomes dos inúmeros planaltos e depressões do Brasil, por exemplo:
O importante seria entender o que é o relevo e porque ele tem relação direta com a ocupação humana, tanto do ponto de vista de construções como de cultivos. Outro exemplo seria substituir a decoreba de dados sobre a população brasileira, por exercícios que ajudem na compreensão da dinâmica demográfica a partir do aumento da expectativa de vida - e consequente envelhecimento da população - das conquistas feministas, do combate aos preconceitos, etc.
"É inacreditável que, em pelo século 21, a Geografia continue a ser entendida como uma matéria de decoreba, e que professores não sintam vergonha de cobrar dos estudantes, nomes de capitais e coisas do tipo", diz o geógrafo e pedagogo Luca Rischbieter.”
No lugar de memorizar os nomes dos inúmeros planaltos e depressões do Brasil, por exemplo:
O importante seria entender o que é o relevo e porque ele tem relação direta com a ocupação humana, tanto do ponto de vista de construções como de cultivos. Outro exemplo seria substituir a decoreba de dados sobre a população brasileira, por exercícios que ajudem na compreensão da dinâmica demográfica a partir do aumento da expectativa de vida - e consequente envelhecimento da população - das conquistas feministas, do combate aos preconceitos, etc.
Um aspecto interessante da Geografia é que os conceitos e ideias trabalhados em sala de aula podem ser vistos fora da escola. Os professores devem aproveitar qualquer oportunidade para levar seus estudantes para a rua. Caso contrário, a disciplina corre o risco de ser vista apenas nos livros, sem despertar a relação que ela tem com a vida das pessoas, com o seu entorno, com o local onde vivem e com o mundo como um todo.
Algumas sugestões de atividades: observações astronômicas, passeios por áreas naturais, análise "in loco" de problemas ambientais como erosões/voçorocas, rios poluídos.
Algumas sugestões de atividades: observações astronômicas, passeios por áreas naturais, análise "in loco" de problemas ambientais como erosões/voçorocas, rios poluídos.
O mundo está cada vez mais tecnológico e as crianças e jovens têm cada vez mais contato e intimidade com aparelhos eletrônicos. Há uma infinidade de exemplos, como computadores, internet, televisão, jogos eletrônicos, programas de edição de imagens e vídeo, etc.
O interessante é que os professores sejam capazes de aproveitar tudo isso para ensinar Geografia. "Do Google earth aos aparelhos celulares, temos recursos de todos os tipos para que estudantes sejam ativos na produção e pesquisa", diz o geógrafo e pedagogo Luca Rischbieter.
Existem jogos eletrônicos muito populares entre os jovens que tratam de assuntos como a administração de uma cidade, astronomia, guerras e conquistas de regiões do globo. Os projetores multimídia (ou data show) já podem ser encontrados em quase todas as escolas e permitem preparar uma aula com algum software de apresentações, passar um filme ou uma reportagem sobre um assunto de interesse.
A internet, atualmente, é ferramenta indispensável para professores e estudantes obterem informações atualizadas sobre qualquer assunto. Também dá para pedir aos estudantes que criem um blog, onde possam "postar" informações sobre Geografia que achem relevantes, assim como esse.
A tecnologia já é realidade em muitas escolas do país. O restante das escolas está recebendo aos poucos os equipamentos necessários para sua modernização. O problema é que há muitos motivos que impedem os estudantes de terem contato com essa tecnologia. Alguns professores se acomodam no modelo tradicional de aula ou tem dificuldades para usar os equipamentos. Outras vezes, a escola não tem salas adequadas ou sistema elétrico que suporte tantos aparelhos ligados juntos.
O interessante é que os professores sejam capazes de aproveitar tudo isso para ensinar Geografia. "Do Google earth aos aparelhos celulares, temos recursos de todos os tipos para que estudantes sejam ativos na produção e pesquisa", diz o geógrafo e pedagogo Luca Rischbieter.
Existem jogos eletrônicos muito populares entre os jovens que tratam de assuntos como a administração de uma cidade, astronomia, guerras e conquistas de regiões do globo. Os projetores multimídia (ou data show) já podem ser encontrados em quase todas as escolas e permitem preparar uma aula com algum software de apresentações, passar um filme ou uma reportagem sobre um assunto de interesse.
A internet, atualmente, é ferramenta indispensável para professores e estudantes obterem informações atualizadas sobre qualquer assunto. Também dá para pedir aos estudantes que criem um blog, onde possam "postar" informações sobre Geografia que achem relevantes, assim como esse.
A tecnologia já é realidade em muitas escolas do país. O restante das escolas está recebendo aos poucos os equipamentos necessários para sua modernização. O problema é que há muitos motivos que impedem os estudantes de terem contato com essa tecnologia. Alguns professores se acomodam no modelo tradicional de aula ou tem dificuldades para usar os equipamentos. Outras vezes, a escola não tem salas adequadas ou sistema elétrico que suporte tantos aparelhos ligados juntos.
Existem muitas atividades ligadas à Geografia que podem ser feitas em casa! Você pode explorar o mundo com seu filho com a ajuda de um livro, uma revista, um mapa, um globo terrestre ou na internet. É sempre interessante comentar sobre as notícias do dia, conversar com pessoas sobre outros lugares e culturas, discutir atitudes de respeito ao meio ambiente, fazer em casa coisas como a separação de lixo, dar sugestão de mudança se for necessário.
Mas lembre-se: o fundamental é que você acompanhe o aprendizado do seu filho. Pergunte a ele sobre os assuntos que aprendeu na aula, o que gostou ou não. Com isso, fica mais fácil propor atividades dentro de casa aproveitando o que foi ensinado na escola.
Mas lembre-se: o fundamental é que você acompanhe o aprendizado do seu filho. Pergunte a ele sobre os assuntos que aprendeu na aula, o que gostou ou não. Com isso, fica mais fácil propor atividades dentro de casa aproveitando o que foi ensinado na escola.
O ensino da Geografia cria cidadãos mais conscientes e politizados, capazes de atuar com mais lucidez na sociedade. Que pessoa não muda sua forma de ver as coisas ao estudar os grandes movimentos da humanidade? Como as grandes estratégias em campos de batalha, a grandes navegações marítimas, a busca por alimentos, abrigos...
Saber Geografia é essencial para compreendermos o mundo em que vivemos. Afinal, tudo que vemos diariamente nos jornais está vinculado a acontecimentos passados. Não ter conhecimento de Geografia é ser alienado, é ver a vida passar, sem participar dela.
Infelizmente, para algumas pessoas, a ignorância não é um problema. Conseguem viver completamente alheios ao que acontece a sua volta. Para os que pensam assim, o ensino da Geografia realmente não tem a menor importância.
Aprender Geografia só é determinante para aqueles que querem sair do estado de latência social. Para aqueles que pretendem participar ativamente da sociedade. Para aqueles que consideram a alienação um problema."
"Conhecimento é o que distingue o sábio do homem medíocre. Nada mais.” Anônimo.
Saber Geografia é essencial para compreendermos o mundo em que vivemos. Afinal, tudo que vemos diariamente nos jornais está vinculado a acontecimentos passados. Não ter conhecimento de Geografia é ser alienado, é ver a vida passar, sem participar dela.
Infelizmente, para algumas pessoas, a ignorância não é um problema. Conseguem viver completamente alheios ao que acontece a sua volta. Para os que pensam assim, o ensino da Geografia realmente não tem a menor importância.
Aprender Geografia só é determinante para aqueles que querem sair do estado de latência social. Para aqueles que pretendem participar ativamente da sociedade. Para aqueles que consideram a alienação um problema."
"Conhecimento é o que distingue o sábio do homem medíocre. Nada mais.” Anônimo.